Emissora da USDC anuncia nova blockchain e ações sobem
A Circle, conhecida pela sua stablecoin USDC, fez um anúncio empolgante nessa terça-feira (12): está criando uma nova blockchain chamada Arc. O legal dessa nova rede é que ela promete ser “otimizada para finanças com stablecoins”.
Uma das grandes novidades da Arc é que as taxas de transação serão pagas com USDC, ao invés de outras criptomoedas como ETH ou SOL. Isso é bem interessante, porque dependendo da moeda, as taxas podem variar muito. O site do projeto ressalta que as taxas de “gas” da Arc são baixas e em dólares, o que torna as transações mais previsíveis e, claro, menos complicadas, seja você enviando um dólar ou até um bilhão.
Ações da Circle disparam após divulgação da blockchain Arc
Logo após o anúncio, as ações da Circle subiram 7,3% na Bolsa de Valores de Nova York. Com um valor de mercado de aproximadamente US$ 42,8 bilhões, a empresa está no caminho para ser um dos IPOs mais rentáveis de 2025 nos EUA. Esse movimento acontece em um momento em que muitas fintechs estão expressando suas preocupações sobre a necessidade de manter criptomoedas voláteis para pagar taxas de transação, algo que pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
Outro ponto importante levantado é a questão da transparência nas blockchains tradicionais. Muitas empresas já mencionaram que essa transparência pode ser um problema quando se trata de dados financeiros sensíveis. Por isso, a criação da Arc busca trazer mais segurança e praticidade.
Circle apresenta Arc, nova blockchain para stablecoins
Pela primeira análise, a Arc será utilizada exclusivamente pela Circle. Além da USDC, a empresa tem outras moedas, como a EURC, que é atrelada ao euro, e a USYC1, vinculada aos títulos do Tesouro americano.
As funcionalidades da Arc são bem chamativas. Entre elas estão o pagamento de taxas de transação com USDC, que serão baixas e previsíveis; a liquidação em frações de segundo; maior privacidade; e a possibilidade de negociação direta entre stablecoins. Além disso, a nova blockchain promete uma integração com outros serviços oferecidos pela Circle.
O site do projeto ainda não deu uma data exata para o lançamento. Contudo, é possível se cadastrar para participar de uma rede de testes que deve ser lançada em algumas semanas.
Comunidade se mostrou preocupada com o lançamento
Nas redes sociais, a reação da comunidade foi mista. Muitos usuários expressaram preocupações sobre a centralização do ecossistema e questionaram por que a Circle optou por uma blockchain própria ao invés de construir em cima do Ethereum.
Um usuário, por exemplo, pediu a demissão de quem tomou a decisão de fazer a Arc uma L1 (solução de primeira camada), afirmando que isso tornaria a USDC menos atraente para quem já está no Ethereum. Por outro lado, outros usuários mostraram entusiasmo com a novidade. A Arc promete ser uma concorrente da Ripple (XRP), conhecida por ser a “blockchain dos bancos”, trazendo assim um novo foco para as finanças com stablecoins.