EUA adotarão blockchain para divulgar PIB e dados econômicos
O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, fez um anúncio curioso: o departamento dele vai começar a disponibilizar dados econômicos, como o PIB, diretamente na blockchain. Isso é mais uma jogada da administração Trump em direção à indústria de criptomoedas.
Durante uma reunião de gabinete, Lutnick disse a Trump: “O Departamento de Comércio vai usar a blockchain para publicar suas estatísticas. Você é o presidente cripto.” Uma frase que, para alguns, pode soar um pouco exagerada, mas ele explicou que a ideia é que as pessoas tenham acesso a esses dados de forma mais prática.
No entanto, como tudo isso vai funcionar na prática ainda é um mistério. Não está claro qual rede de blockchain será utilizada ou como essa mudança favorecerá o departamento ou outras agências governamentais.
## Dados na Blockchain
Para quem está por dentro do ambiente cripto, a expressão “na blockchain” pode parecer um jargão batido, especialmente para quem acompanhou o mercado em 2018, quando essa ideia era o assunto do momento. Hoje em dia, essa expressão ganha novos contornos e não é apenas uma moda passageira.
A blockchain se refere a várias redes de criptomoedas, como Ethereum, Solana e outras, cada uma com características únicas e diferentes propósitos. Lutnick já tem um pé na indústria: sua empresa, a Cantor Fitzgerald, tem conexões com a Tether, famosa por seu token, USDT, que é a stablecoin mais utilizada. Eles estão até pensando em uma aquisição de Bitcoin bilionária!
O Departamento de Comércio é responsável por coletar uma série de dados do governo, como o censo. Esses dados já são acessíveis ao público, mas a ideia de usar a blockchain pode acabar tornando essa transparência em algo redundante, a menos que Lutnick tenha planos que ainda não foram revelados.