Notícias

Ministro das finanças do Japão apoia criptomoedas no portfólio

O ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, recentemente reconheceu que as criptomoedas têm um espaço valioso em portfólios de investimentos diversificados. Durante um evento da Web3 WebX 2025, em Tóquio, ele destacou que, apesar da volatilidade característica dos criptoativos, esses podem representar uma pertinente opção de investimento, especialmente em um ambiente de negociação adequado.

Kato enfatizou a importância de criar um espaço saudável para a negociação de criptomoedas, considerando o aumento do número de usuários no Japão. Para ele, isso ajudaria a integrar ainda mais as criptomoedas na economia local.

Japão aumenta receptividade às criptomoedas

Recentemente, a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) pediu ao governo que reavaliasse a forma como as criptomoedas são tributadas. Atualmente, os lucros gerados com cripto são classificados como “renda diversa”, o que resulta em alíquotas de imposto que podem variar entre 15% e 56%. A proposta da FSA sugere uma reclassificação, para que os ganhos sejam tributados de forma fixa, semelhante à tributação aplicada às ações, com uma alíquota em torno de 20,315%. Essa mudança reflete a crescente assertividade das criptomoedas no cenário financeiro japonês.

Japão aposta nas criptomoedas

Além disso, notícias recentes mostraram que a empresa Metaplanet, que atua com Bitcoin (BTC), foi promovida de uma ação de pequena capitalização para uma de média capitalização na revisão semestral da FTSE Russell. Isso significa que suas ações agora fazem parte do índice principal FTSE Japan Index, um passo significativo para consolidar a presença das criptos no mercado.

Enquanto isso, gigantes do setor financeiro japonês estão avançando com a adoção da tecnologia blockchain. O SBI Group, por exemplo, firmou uma parceria com a Chainlink para desenvolver ferramentas cripto voltadas para instituições na Ásia. Para completar, o conglomerado anunciou também novas colaborações com empresas como Circle, Ripple e Startale, sinalizando um movimento sólido em direção à inovação no uso de criptomoedas. Rumores indicariam que a FSA pode até aprovar a emissão de stablecoins em ienes ainda neste outono.

Com tudo isso, fica evidente que o Japão está traçando um caminho promissor para as criptomoedas em seu sistema financeiro.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo